Palha Enrolada

Que bioconstruir é algo bom nos sentidos ambiental, econômico e social, a Marcenaria de Caçamba não tem dúvidas. Agora, a questão é qual a escolha da técnica de construção de paredes mais adequada para cada situação. Várias coisas devem ser levadas em consideração na hora da escolha, como o peso das estruturas, se a parede é estrutural ou de vedação, o tipo de telhado a ser usado entre outras.

Nesta postagem, vamos falar um pouco da nossa experiência com uma das técnicas que mais nos agradam, por ser de fácil construção, leveza e rapidez na confecção. Trata-se da Palha Enrolada, que como o próprio nome diz, trata-se de um rocambole com terra e palha, como nós vamos ver a seguir.

Este experimento com palha enrolada foi feito na construção do barracão de ferramentas da casa dos biólogos Fernando e Luciana Allain, em São Gonçalo do rio das pedras, Serro-MG.

Para seu desenvolvimento, será necessário apenas as seguintes materiais e ferramentas:

-palha (qualquer tipo de material desde que esteja seco);
-terra (esta técnica não exige grande quantidade de areia, uma vez que a palha contribui para evitar trincas);
-bambus com diametro de 3 a 4cm;
-ripas (para pregar na guia dos pilares);
-martelo;
-pregos 13x15;
-arco de serra ou serrote;
-um pedaço de lona;
-agua.

Com tudo isso na mão, você vai ter que pregar nos pilares da construção dois pedaços de ripa. Estes servirão como guia para o pedaço de bambu, que será usado como suporte do rocambole. Na imagem abaixo dá pra ver como deve ser pregado estas duas peças.
As ripas a serem pregadas nos pilares, como nas setinhas.
Feito isso, o próximo passo será montar um coxo com uma lona no fundo onde será preparada a masseira. Depois que for adicionando palha e água á terra, coloque o pedaço de bambu no centro e faça o rocambole com as próprias mãos.
Enrole a palha com a terra no bastão de bambu
Depois que você fizer um rocambole, chame os amigos para fazer o transporte até a parede. Com cuidado retire-o da lona e suportando o seu peso com as mãos, encaixe-o nas guias do pilar, tomando o cuidado de colocar o primeiro rocambole na base do alicerce. Feito isso, basta ir subindo as paredes.

Transporte do rocambole
Um detalhe importante é o espaço entre os pilares. Nós da Marcenaria de Caçamba não recomendamos que façam vãos muito maiores que um metro. Outra recomendação é com relação à quantidade de água da masseira, que deve ser ligeiramente menor que a água usada para a construção de blocos de adobe, pois do contrario, tende a ficar muito plástica e o trabalho de estruturação dos rocamboles fica muito grande.

Instalado o rocambole, basta dar um "carinho" no sentido de modelá-lo.
Infelizmente não disponho aqui de uma foto de como ficou a montagem da parede, mas certamente ficou bastante regular e com ótimo conforto térmico acústico, pois o barro e a palha tornam-se um ótimo material isolante.

Á medida em que se sobe as paredes, um cuidado especial com o risco de queda, uma vez que será necessário o uso de andaimes, cavaletes ou escadas.  No mais é só montar o conjunto e terminar a parede.



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário