Como aquecer água sem lenha ou eletricidade?



Atenção!

As informações abaixo não são comumente difundidas nos meios de comunicação. Se você é uma pessoa que usa resistência elétrica, ou lenha para tomar banho, sugiro que leia o artigo até o seu final. Se usa aquecedor solar ou a gás liquefeito de cozinha, sugiro que fique por aqui também.

Através de um trabalho de monografia de , Eduardo Pires Bender estudante de agronomia da UFSC, estudei então sobre a utilização da energia biotérmica de compostagem para o aquecimento de água. Muito interessantes são os experimentos do pesquisador francês Jean Pain  que, na década de 70, usava biomassa para aquecimento de interiores em casas e edificações. Destaco também os estudos do Aquaponia Beira Mar entre os materiais pesquisados.

Como muitos sabem, há anos "pelejo" para colocar em casa uma água quente decente. Após inúmeras tentativas, nunca consegui montar um sistema de aquecimento que atendesse a demanda familiar. A maioria dos banhos que ate então tomei, foram em chuveiro elétrico, frios ou de caneco mesmo.

A ideia deste experimento é usar uma espiral de mangueiras e enterrá-la no interior de pilha de compostagem. Com o tempo, a atividade microbacteriana atua formando um sistema aeróbio de digestão de matéria orgânica, aumentando  a temperatura do interior da pilha. A água, ao circular no interior da tubulação, é recuperada aquecida na outra extremidade do encanamento.

As pesquisas indicaram a existência de alguns grupos de bactérias, que atuam na atividade de compostagem. Dentre elas, destacam-se as bactérias termofílicas, que digerem matéria orgânica a uma temperatura aproximada de 70°C. Estas atuam no sistema de compostagem por até 40 dias.

Esta postagem esta sendo escrita 5 dias após o inicio do experimento. Em termos práticos, montei uma pilha de compostagem, enrolei 50 m de mangueira para água em um tubo de pvc 200 mm, que ficou no centro de uma estrutura cilíndrica de raio 0,45 m, feita com tela de galinheiro. No sua face interior, posicionei um sombrite plástico 70% cobrindo toda a superfície, para fins de contenção da cama de frango usada no preenchimento da estrutura.

Agora vamos ás fotos:

Local do experimento

Lona adicionada para recuperação de chorume

Espiral de mangueiras e tela de contenção


Serragem na base. Para os próximos pretendo colocar mais

Instalação do sombrite para contenção do material

Com o material preenchido
Regar. Se ficar seco ou excessivamente molhado, as bacterias não trabalham bem

Depois que montei o conjunto, vi que começou a dar mosquito. Para resolver, fiz uma segunda camada de estrutura circular com raio de 0,50m recheada com serragem tipo maravalha. Para evitar que a serragem caisse, coloquei um sombrite 30% na sua face interior da estrutura, como se vê na imagem abaixo:

Proteção anti mosquito
Esta camada de serragem, alem de proteger a compostagem dos mosquitos, tambem funciona como uma camada de isolante termico, auxiliando a diminuir a perda de calor no interior da pilha de compostagem.

Na imagem abaixo, como ficou o esquema dos pontos de entrada da água fria e retorno da água quente.

As pontas das mangueiras devem ser posicionadas na direção da rede hidraulica

Conectei a entrada da água fria na torneira da área de serviço e retornei a água quente para o ponto do chuveiro. Ao abrir a torneira de água fria, força-se a circulação de água no interior do tubo, que é aquecido.  A água realmente esquentou a ponto de ter que misturar água fria.Os cinquenta metros de mangueira proporcionaram por banho 7 minutos de agua quente á 45,5°C.

Esquema da circulação forçada da agua

Entretanto, a vida não é feita só de soluções fáceis. Ao entrar em contato com a elevada temperatura, a mangueira de polietileno libera Componentes Orgânico Voláteis (COV's) na agua e um cheiro forte foi observado. Torna-se necessário descobrir uma alternativa para o uso racional dos materiais, uma vez que não dá para tomar banho com mascara de proteção. Talvez uma espiral de tubos de cobre, a saber!

Dentre as vantagens deste sistema de aquecimento de água, destaca-se a NÃO necessidade de gás, lenha, resistência elétrica ou sol para o aquecimento.



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

6 comentários :

  1. Bom dia.

    Acabo de ver em um post de um estadunidense que teve o mesmo problema do cheiro na água. Acho que a solução que ele deu foi colocar tubos de alumínio no lugar da mangueira. Apresentou inclusive melhoria no aumento de temperatura apesar de mais finos que a mangueira.

    O que acha da ideia? Bora tentar?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir