Como controlar formiga cortadeira (saúva)

Operárias

Saúva ou formiga cortadeira são nomes dados ás formigas do Gênero Atta. Comumente encontradas no Brasil,  contam com mais de uma centena de espécies. Sua característica principal é a de cortar folhas de plantas e levar para o seu ninho (que na minha terra é chamado olheiro). Elas fazem isso para alimentar um tipo de fungo que é o seu alimento.

No inicio da primavera, as princesas são fecundadas em um ritual de acasalamento que ocorre em pleno vôo. Já caem no chão, se enterram, regurgitam a semente do fungo e logo começam a tarefa de montar um novo ninho. Mas a natureza é muito sábia e, a cada 2000 princesas, apenas um novo formigueiro surgirá. Já pensou se fossem mais? Penso que não sobraria muita coisa.

princesa fecundada (tanajura)

Mas elas não fazem isso por mal. Se você observar mais de perto, verá que ela ocorre mesmo em áreas degradadas. Sua intenção verdadeira é compor solo, por isso leva toda essa biomassa para o seu interior. Há quem diga que um olheiro velho com 6 a 7m de diâmetro é capaz de levar 1 tonelada de folhas para solo adentro.

Outra coisa, as formigas não ocorrem em locais onde há solo úmido e fértil. Em 1560, o Padre Anchieta soltou a seguinte frase: "Ou o Brasil acaba com a saúva ou o a saúva acaba com o Brasil". Seria isso uma verdade?

Com base nessa premissa, as pessoas lançam mão de muitos artifícios para combatê-la. Desde produtos naturais aos temidos componentes clorados e sulfluramida contidos nas iscas granuladas. Certamente haverá quem acredite que estes componentes são bem inofensivos. Particularmente, eu não acredito que sejam e por isso agora trago para vocês, a receita que venho usando aqui na minha casa. Se deu certo na minha casa deu certo, tenho certeza que na sua também vai dar.

Receita de fermentado de folha de mamona (Riccinus communis).

Materiais necessários:

300 gramas de folha verde de mamona;
5L de xixi humano;
1 garrafa de 10L de agua mineral (vazia).

Vá fazendo xixi e acumulando na garrafa. Jogue as folhas la dentro picadas (como se fosse couve para refogar) e deixe fermentando por uma ou duas semanas. Feito isso, inocule pequenas porções na entrada dos olheiros. As formigas vão se contaminar com a mamona e, ao pisotear o seu alimento, também o contaminarão. Consequentemente, ficarão sem alimento para comer. Com o tempo, tendem a migrar para outros lugares ou simplesmente desaparecer.

As palavras chave deste manejo são persistência e paciência. Não desanime pois os resultados as vezes são lentos. De qualquer forma, fazendo isso você certamente terá optado por um manejo mais econômico e ecológico. A natureza agradece e eu também!

Assim que você controlar suas formigas cortadeiras, deixe um comentário aqui abaixo para sabermos como foi o seu processo.

Saudações agroecológicas!



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário