Permacultura na Universidade



Na ocasião da VIII Semana da Biologia, fomos convidados para participar das oficinas, mesas redondas e minicursos do evento. Trata-se de um encontro anual que neste ano discutiu a permacultura como ciência aplicada em diferentes áreas do conhecimento na escola. Assim, matemática, ciências, química, física, geografia e muito mais pode ser trabalhado, já que a permacultura transversaliza todos estes conteúdos e rompe com o saber compartimentado da academia.

O evento contou também com a participação de Arthur Nanni, permacultor e professor da UFSC; Igor Carvalho, permacultor e professor da UFRRJ e os permacultores do Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel. Mais de 50 alunos da comunidade acadêmica participaram das atividades. Entre as oficinas que desenvolvemos, destacamos as seguintes:

  • espiral de ervas;
  • bancos de hiperadobe;
  • jardins verticais;
  • tinta de terra;
  • pergolados multifuncionais.

Espiral de Ervas

Um tipo de canteiro que começa no nível do solo e vai subindo gradativamente em espiral, criando condições para plantar uma grande variedade de espécies, pois cria microclimas diferentes ao longo da estrutura. Pode ser feito como os mais diferentes materiais e não existe tamanho certo. Importante é não exceder demais no tamanho de maneira que você não consiga acessar o centro com a sua mão.

Espiral de ervas da Escola de Biologia
Bancos de Superadobe

Trata-se de um banco feito com sacos polipropileno preenchidos por terra compactada. A técnica é bem simples e não requer muito conhecimento técnico para executá-la. Dentre as grandes vantagens, dispensa uso de cimento e pode ser feito com materiais locais. Foi construído na entrada do prédio da escola, sendo um ponto para os estudantes descansarem e botar a prosa em dia.

Professores pegando no pesado. Banco de superadobe sendo construído

Jardim suspenso

Um tipo de canteiro que pode ser incorporado á uma parede. Indicado para locais onde não se tenha espaço para plantar como nas casas e apartamentos das cidades.

jardins verticais

Pergolados Multifuncionais

Pergolados são estruturas que podem ser feitas de metal, madeira ou qualquer outro material. Tem como função principal ser suporte para plantas e com o tempo passam a sombrear o espaço. No caso deste pergolado usamos eucalipto, que é um material muito comum aqui na nossa região. No futuro será plantado maracujás.


Pergolado multifuncional feito com os estudantes
 Todas estas intervençoes foram realizadas junto dos estudantes. Esperamos que eles se apropiem das ideias e possam multiplicar nas salas de aula, muito do que foi debatido  e desenvolvido no local. Para saber mais informações, acesse o link abaixo e veja o vídeo sobre a VIII Semana da Biologia.

Vídeo VIII Semana da Biologia



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link:material gratuito. Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link Lista Telegram a , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário