Fogão Foguete (novas descobertas)

Fogão foguete da nossa pesquisa

Há algum tempo estamos na pesquisa dos "rocket stoves". Desde o tempo daquela postagem sobre o Fogão Foguete Portátil, algumas coisas interessantes que agora podem ser relatatadas, a saber:

Dimensões:

Não há consenso sobre as dimensões adequadas para os fogões. Sensatos dizem que não vale a pena"estrangular fumaça" na chaminé. Não concordamos com isso totalmente, pois na chaminé do rocket stove daqui da nossa casa, temos que colocar um pedaço de chapa obstruindo a saida da chaminé, pois do contrário o fogo passa pela camara de combustão sem aquecê-lo devidamente. Tudo isso é motivo para fazer mais e mais testes.

Nas nossas pesquisas, descobrimos que fogões cuja câmara de combustão tem área aproximado á seção de um tubo de 150mm ou a um quadrado de lado 0,15m esquentam melhor, sendo bastante eficientes, comparando-se com, entre outros, o supracitado portátil apropriados para acampamento, que tem área de seção de câmara menor.

Com o desenvolvimento da pesquisa, não usamos mais aquela proporção para as medidas de comprimento da câmara de combustão denominadas "proporção de jó", sugeridas na postagem supracitada e sim um valor menor para o eixo vertical. Percebo que ao invés de dobrar o valor do eixo vertical, com relação ao eixo horizontal da câmara, faço agora uma medida 1,5X maior que o valor do eixo horizontal, como na imagem abaixo.

Medidas internas da câmara de combustão

Algumas pessoas sugerem o numero áureo como medida de proporcionalidade. De qualquer forma, o acrescimo 1,5x se aproxima da sequencia do Numero Fibonacci. Resumindo, tem que se fazer testes mesmo para chegar a um nivel satisfatório.

Sobre a vedação

Não adianta nada ter um fogão cujas medidas sejam favoráveis para uma queima completa do carbono, se ele não for bem isolado. Acaba que se perde muito calor para o meio externo e se perde muito em eficiência. Daí lançamos mão de bons isolantes térmicos. Entre eles, destaco os seguintes:

  • Palha ou capim seco

Caso sua ideia seja fazer um bom fogão com terra, introduzir muita palha na masseira pode ser uma boa ideia. Aquele que ficar na superficie vai se queimar e, mesmo que o capim que estiver dentro da masseira se queimar, vai gerar espaços vazios e, como o ar é um bom isolante, vai dar certo. Também tem a opção serragem de carpintaria, que funciona tão bem quanto palha, capim seco ou qualquer outra fonte de carbono.

Serragem de carpintaria pode ser usado como isolante.

  • Fibra de vidro
Material facilmente encontrado - geladeiras velhas estão cheias de fibra de vidro no interior - em lojas. Trata-se de um bom isolante termico que pode ser usado em camadas entre as camadas de barro ou solocimento.

Manta de fibra de vidro envolvendo a chaminé do fogão 
  • Isopor
Bom, agora você vai falar: - Tiozão, isopor é tóxico e eu não vou colocar isso onde vou preparar meus alimentos! Tudo bem amigão, somente estou apontando bons isolantes térmicos. Da minha parte, penso que não haja problemas, pois o que ficar em contato com a camara de combustão vai queimar e volatilizar e o que queimar dentro do barro, vai gerar espaços vazios e caimos na mesma situação da palha seca.

Ralação de isopor para adicionar à massa
  • Massa refratária
Esta sim não é uma solução do faça você mesmo, pois acaba que vai ter que deixar o seu rico dinheirinho na loja de materiais de construção, entende?


Já que falamos de solocimento, vamos agora a proporção dos materiais que usamos nas nossas masseiras. Como base, vamos usar uma lata de 20 Litros.

12 a 14 Litros de areia;
6 a 8 litros de terra argilosa;
2 Litros de cimento;
4 litros de serragem (maravalha) media de carpintaria.
1 litro de acucar cristal

Bom, você deve estar se perguntando porque estes malucos usam açúcar. Sim, realmente ajuda. Misturar um pouco de açúcar cristal à masseira serve como uma liga plástica que vai evitar que a sua masseira de solocimento trinque. Ou seja, quando o fogo ta esquentando ela fica mole e segura o barro e, quando o fogo apaga, ela endurece e segura o barro tambem, sacou?


Nenhum comentário :

Postar um comentário