Experimentos em energia alternativa

Minha paixão por soluções permaculturais com materiais alternativos e reciclagem de recursos me levou a começar uma série de projetos na busca de autossuficiência energética.

Catavento Experimental no Espaço Guia de Permacultura


Comecei com a ideia de uma bicicleta elétrica, uma montagem simples que transforma a energia mecânica da pedalada em energia elétrica, por meio de um alternador de carro que alimenta uma bateria de 12 Volts.

Bicicleta elétrica feita com alternador de Palio, ainda em fase de testes

Depois foi a vez de seguir o inventor Daniel Dias Ferreira e convencê-lo a vir montar um cata-vento para bombeamento hidráulico de uma cisterna instalada no nosso terreno. A idéia do equipamento era bem original, feita com peças de PVC e com uma inovadora bomba feita com uma mangueira corrugada e sem pistão.

Com a montagem do cata-vento, acabei conseguindo uma bolsa num curso de turbina eólica facilitado pela ONG I love Windpower, que monta aerogeradores em todo o mundo e desta vez foi realizado na cidade de Montes Claros – MG. Lá instalamos uma unidade e, para minha sorte, ganhei partes importantes de um equipamento que será instalado em breve na propriedade onde vivo com minha família.



Aerogerador montado em Montes Claros

Outro tipo de equipamento que me fascina é o sistema de energia livre por meio de indução magnética. Fiz uma pesquisa intensa na internet e vi vários modelos. Na teoria, funcionam bem, mas na pratica, torna-se necessário ajustar os ângulos dos imãs para que a máquina consiga vencer o atrito e gerar movimento suficiente pare movimentar motores elétricos invertidos. Outra coisa importante tambem é um bom balanceamento dos imãs para um movimento suave do prato giratório.



Partes da montagem do indutor magnetico exibindo as seguintes partes: Prato com imas e eixo mancal

Abaixo, umas fotos e detalhes de cada um destes experimentos. Todos eles ainda se encontram em testes e andamento. Se você for um destes que apoia as ideias de um humilde professor Pardal e puder contribuir conosco, entre em contato.


Montagem do catavento com bomba corrugada no Sitio Incandeia



Imagem da turma do curso com as pás da hélice, o estator da turbina e o leme



Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

2 comentários :

  1. Gostaria de saber como fazer a bicicleta para gerar energia. Você ensina?
    Grata,
    Cristina (cosampaio@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Muito disso ainda esta em fase de testes. Estamos convictos que fontes de energia de baixo impacto ambiental devem ser pesquisadas e, neste sentido pesquisamos.

    ResponderExcluir