Alicerce e blocos brickeradobe

Sempre quisemos montar um Centro Prático de Permacultura e depois de conhecer os amigos EcoVIDA que viravam a Serra da Moeda aos montes, encontramos finalmente um lugar para concluir a missão divina de difundir, praticar, transmitir e promover a permacultura como meio de vida. Assim, seguimos em um caminhão de mudança e chegamos ao Alto Jequitinhonha ainda no final de 2013.

No meio do ano passado iniciamos as obras, que você pode ver no vídeo abaixo e cujo andamento você pode acompanhar no nosso canal de youtube:




A obra esta sendo feita de acordo com a topografia e os alicerces ficaram prontos no inicio do mês de junho.  Para encher as caixas usamos areia local e pedras, gastando menos cimento. Para evitar umidade por capilaridade, instalamos duas camadas de lona preta.


Com a ajuda de um voluntário, levantamos as primeiras paredes com blocos de adobe, paredes de cob, reboco impermeabilizante das partes externas, feito com uma mistura de terra, esterco fermentado, baba de cactus palma, grude de mandioca e cal, entre outros serviços.

Com as caixas de alicerce cheias, fizemos também o contrapiso da casa. Queremos experimentar o piso orgânico, que também usa menos cimento. Tudo isso feito, começamos a montar as paredes da casa. Pensamos em utilizar varias técnicas. Dentre todas, destacamos o "brickeradobe", uma mistura de hiperadobe, adobe, cob e solocimento. O interessante do bricker é que ele é uma parde autoportante, dispensando a colocação de madeiras ou concreto como estrutura para o telhado. Além do mais, pode ser usado recurso local, sem necessidade de impactos econômicos e ecológicos com transporte de materiais e abertura de buracos no mundo (ou você acha que tirar areia e cimentos por aí não causa buracos no planeta?). Evita-se também os processos de queima de tijolos e do cimento em alto-fornos, que muitas vezes causam desmatamento até em áreas de mata secundária para geração de lenha

Agora estamos no meio do mês de julho e há alguns dias colocamos o primeiro bloco. Neste período, passou um monte de gente por aqui e, cada um a sua maneira, contribuiu no processo.


Encontramo-nos em meio à quinta ou sexta fiada de blocos bricker e, com a força da constância, fazemos em media 100 blocos por dia. Nada mal para quem terá que montar algo em torno de 3000.




Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

6 comentários :

  1. O bricker adobe tornar sólida entre os cursos ? Sempre ou às vezes ?
    Eu vivo em os EUA
    Eu testar materiais naturais para torná-los mais forte para terremotos.
    Muito obrigado. simple_earthATyahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! The walls made of brickeradobe are monoliticals after dried. I think they are resistent but they aren't tested.
      Hasta luego, Peter.

      Excluir
    2. resultado de testes de compressão uniaxial: 5,5kg/cm2

      Excluir
  2. Olá, estou procurando alguém que tenha alguma informação sobre "Brikeradobe" ou experimente a construção com esta técnica. Anos após a construção dos prédios que vejo em vídeos on-line, existem novas recomendações ou observações? Também estamos investigando a possibilidade de trazer alguém para o Equador para dar uma oficina de Brikeradobe em uma comunidade de 20 membros que estão começando a construir uma aldeia ecológica. Obrigado por qualquer ajuda que você pode nos oferecer nesta pesquisa. (I speak English and hablo español, gracias a google-translate for this message)
    Thanks!

    ResponderExcluir
  3. Saludos Michael,
    neste momento, faço uma reavaliação de alguns conteudos deste blog e, em breve encaminharei uma postagem mais detalhada sobre o bricker, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não viu, olha a nova postagem sobre o Brickeradobe:
      http://marcenariadecacamba.blogspot.com.br/2018/03/brickeradobe-mais-informacoes.html

      Excluir