Alicerce e blocos brickeradobe

Sempre quisemos montar um Centro Prático de Permacultura e depois de conhecer os amigos EcoVIDA que viravam a Serra da Moeda aos montes, encontramos finalmente um lugar para concluir a missão divina de difundir, praticar, transmitir e promover a permacultura como meio de vida. Assim, seguimos em um caminhão de mudança e chegamos ao Alto Jequitinhonha ainda no final de 2013.

No meio do ano passado iniciamos as obras, que você pode ver no vídeo abaixo e cujo andamento você pode acompanhar no nosso canal de youtube:




A obra esta sendo feita de acordo com a topografia e os alicerces ficaram prontos no inicio do mês de junho.  Para encher as caixas usamos areia local e pedras, gastando menos cimento. Para evitar umidade por capilaridade, instalamos duas camadas de lona preta.


Com a ajuda de um voluntário, levantamos as primeiras paredes com blocos de adobe, paredes de cob, reboco impermeabilizante das partes externas, feito com uma mistura de terra, esterco fermentado, baba de cactus palma, grude de mandioca e cal, entre outros serviços.

Com as caixas de alicerce cheias, fizemos também o contrapiso da casa. Queremos experimentar o piso orgânico, que também usa menos cimento. Tudo isso feito, começamos a montar as paredes da casa. Pensamos em utilizar varias técnicas. Dentre todas, destacamos o "brickeradobe", uma mistura de hiperadobe, adobe, cob e solocimento. O interessante do bricker é que ele é uma parde autoportante, dispensando a colocação de madeiras ou concreto como estrutura para o telhado. Além do mais, pode ser usado recurso local, sem necessidade de impactos econômicos e ecológicos com transporte de materiais e abertura de buracos no mundo (ou você acha que tirar areia e cimentos por aí não causa buracos no planeta?). Evita-se também os processos de queima de tijolos e do cimento em alto-fornos, que muitas vezes causam desmatamento até em áreas de mata secundária para geração de lenha

Agora estamos no meio do mês de julho e há alguns dias colocamos o primeiro bloco. Neste período, passou um monte de gente por aqui e, cada um a sua maneira, contribuiu no processo.


Encontramo-nos em meio à quinta ou sexta fiada de blocos bricker e, com a força da constância, fazemos em media 100 blocos por dia. Nada mal para quem terá que montar algo em torno de 3000.




Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


3 comentários :

  1. O bricker adobe tornar sólida entre os cursos ? Sempre ou às vezes ?
    Eu vivo em os EUA
    Eu testar materiais naturais para torná-los mais forte para terremotos.
    Muito obrigado. simple_earthATyahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! The walls made of brickeradobe are monoliticals after dried. I think they are resistent but they aren't tested.
      Hasta luego, Peter.

      Excluir
    2. resultado de testes de compressão uniaxial: 5,5kg/cm2

      Excluir