Fazenda de batatas

Há uns quinze dias botamos a mão na massa e fizemos o experimento denominado: Fazenda de batatas. Trata-se de um plantio de batatas inglesas em latas de tinta pva e/ou similares. Experimento simples, ótimo para fazer com crianças e que pode ser utilizado em pequenos espaços e quintais urbanos.






Desta vez utilizamos latas de tinta de 18L, mas dá para utilizar vários outros recipientes: bombona plástica, pneu virado, tambores são ótimos para plantios em pequena escala. Agora, vale observar a procedência dos recipientes, pois alguns carregaram originalmente materiais tóxicos, venenos e outros materiais muitas vezes danosos à saúde humana.






Você vai precisar de:

- Lata ou similar,
- terra vegetal,
- palha, grama, folhas ou restos de poda secos, a que chamamos de mulch ou cobertura morta
- mudas de batata e de couve.









Com martelo e prego, faça furinhos no fundo da lata para que possam servir de drenagem do excedente de água.





Coloque terra até a metade da lata, depois coloque as mudinhas de couve e finalmente coloque as mudinhas de batata. É possível plantá-las junto das couves porque são plantas companheiras e podem ser cultivadas em consórcio.

Rega-se moderadamente porque a batata não gosta de solos encharcados. À medida que os brotos da batata vão surgindo, adicione palhada seca até tampar as mudas.


Agora vamos pensar em números:

Para uma lata destas não se deve colocar mais que três mudas de batata e duas de couve. A produtividade média neste tipo de sistema é de cerca de 30kg por m².

Então pronto! Agora é regar três ou quatro vezes por semana e esperar cerca de três meses para fazer aquele purê ou aquela batatinha frita, livre de qualquer tipo de agrotóxico. Ah, não esquece não. Quando for colher, convida-nos.




Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


2 comentários :

  1. Olha só, já tem um mês que o experimento tá rolando e neste tempo observamos que o consórcio da batata com a couve não é tão legal como a gente imaginou. A couve ficou deprimida e não cresceu como a gente quis...

    ResponderExcluir
  2. Oi Peter
    As batatas gostam de muito espaço e ficar sozinhas.
    Por cova se plantam duas batatas medias (semente do tamanho de bola de tênis) ,conformem vai crecendo a planta tem q ir cobrindo com terra fazendo um morrinho, o tempo de colheita se faz quando as folhas começam a secar .Sempre plantei assim !.
    abraços

    ResponderExcluir