Escada de bambu

Ainda na série móveis em bambu, mostraremos agora uma escada que foi feita com varas da espécie phyllostachys. Escolhemos fazer uma escada de bambu uma vez que se trata de um material abundante na região, resistente longitudinalmente e de alta resiliência (capacidade de deformar e voltar ao estado original).

No lua minguante do mês de agosto, fizemos uma colheita de varas no Distrito do Jacu, município de Serro-MG. A quantidade retirada não foi expressiva, uma vez que a floresta estava enfraquecida por causa de manejo indevido ao longo do tempo. Deixamos as varas secarem por cerca de quinze dias em pé e então fizemos o tratamento com maçarico e óleo queimado.


Tratadas as peças, separamos e cortamos tudo nos tamanhos desejados. Com uma serra copa fizemos furos para inserir os degraus. Colocamos três barras de parafuso rosqueável 1/4" nas partes superior, inferior e média da escada.Tais barras servem para fazer o travamento do sistema e devem ser colocadas logo abaixo dos degraus ou no seu interior.



Depois de tratada e montada é só por para operar. Colocamos tiras de câmara de ar nos pés para evitar deslizamentos e possíveis acidentes. Os bambus utilizados para os pés deste modelo tem diâmetro aproximado 4cm. O ideal é utilizar varas de diâmetro maior, pois são mais resistentes.








Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

2 comentários :

  1. legal,vou fazer a minha,qual o problema o não tratamento do bambu

    ResponderExcluir
  2. se vc não trata o bambu, ele vai acabar durando menos tempo. tratar é super simples, basta queimar da base para a ponta com um maçarico ou uma fogueira... nao se esqueça de passar oleo queimado.

    ResponderExcluir