No lua minguante do mês de agosto, fizemos uma colheita de varas no Distrito do Jacu, município de Serro-MG. A quantidade retirada não foi expressiva, uma vez que a floresta estava enfraquecida por causa de manejo indevido ao longo do tempo. Deixamos as varas secarem por cerca de quinze dias em pé e então fizemos o tratamento com maçarico e óleo queimado.
Tratadas as peças, separamos e cortamos tudo nos tamanhos desejados. Com uma serra copa fizemos furos para inserir os degraus. Colocamos três barras de parafuso rosqueável 1/4" nas partes superior, inferior e média da escada.Tais barras servem para fazer o travamento do sistema e devem ser colocadas logo abaixo dos degraus ou no seu interior.
Depois de tratada e montada é só por para operar. Colocamos tiras de câmara de ar nos pés para evitar deslizamentos e possíveis acidentes. Os bambus utilizados para os pés deste modelo tem diâmetro aproximado 4cm. O ideal é utilizar varas de diâmetro maior, pois são mais resistentes.
Conheça também...
Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!
legal,vou fazer a minha,qual o problema o não tratamento do bambu
ResponderExcluirse vc não trata o bambu, ele vai acabar durando menos tempo. tratar é super simples, basta queimar da base para a ponta com um maçarico ou uma fogueira... nao se esqueça de passar oleo queimado.
ResponderExcluir