Hortas e jardins verticais

Nestes últimos tempos, tenho ouvido muitas reclamações por parte das pessoas, sobre um suposto aumento absurdo nos preços dos hortifruti nos sacolões e supermercados. Tais fatos trazem muita indignação, uma vez que na grande maioria das vezes, tais alimentos são produzidos com suporte de produtos químicos e agrotóxicos.

Muitas vezes as pessoas moram em apartamentos e não dispõem de espaços apropriados para fazer hortas e quintais. No sentido de apresentar alternativas, trago imagens do jardim vertical instalado na Escola Sathya Sai, Distrito de Casa Branca, Brumadinho-MG.

Que tal fazer uma horta vertical na sua casa? Que tal produzir seu próprio alimento e deixar de engolir tudo aquilo que a industria alimentícia te joga goela abaixo? Que tal comer alimentos sadios? Dentro dos princípios da Permacultura, problemas são oportunidades. Assim fica o convite para uma alimentação saudável!

Neste modelo, utilizamos canos de pvc de esgoto diâmetro 100mm. Se tiver um de diâmetro maior, da para usar também. Cortei pedaços de 1m e neles são fiz seções perpendiculares - tomando cuidado para cortar somente metade da seção - com espaçamento de 0,2m, como na foto abaixo.



Feito isto, aqueci as bordas das incisões em um fogareiro e, com uma luva de raspa de couro - por que é muito quente - dobrei as aberturas para dentro. As dobras funcionam como barreira para a terra que será colocada no interior.



É importante dobrar até o fim e manter a pressão até o cano esfriar, pois do contrário ele tenderá a voltar à posição original e você terá dificuldades para reter terra e substrato no seu interior, uma vez que o material tende a descer por gravidade. Ah, aproveite que você já está com o fogo aceso e com um prego ou arame, faça um furo na porção superior do tubo, para depois pendurar o artefato nas paredes.



Agora, pendure nos locais que desejar. Preencha as cavidades com terra vegetal e plante as mudinhas. Lembre-se de que há especies que gostam mais de sol e outras, mais de sombra. Isto será um fator importante na escolha do local.



Lembre-se também de que pvc é um material tóxico e inalar sua fumaça não é saudável.

Agora é só regar, curtir o crescimento das plantas e em poucos meses me convidar, quando for apreciar uma saladinha saudável e gostosa!




Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário