Composteira de caixa

Nesta semana, instalei uma composteira de caixa (0,9m³) na escola Sathya Sai, localizada no Condomínio Aldeia da Cachoeira das Pedras, em Casa Branca, distrito do município de Brumadinho - MG. O sistema instalado tem a vantagem de dificultar o acesso de roedores e demais vetores, alem de ser um sistema onde o oxigênio circula com facilidade.

O primeiro passo foi nivelar o terreno. Isso não foi feito pois a inclinação do mesmo era pequena. Com uma boca de lobo (tatu cavador) firmei os pilares da caixa e, com o cabo de uma enxada soquei terra no pé das estruturas. O local foi escolhido por que já era um cantinho onde os restos da cozinha da escola eram depositados.



Firmados os pilares, o negocio foi pregar as laterais e o fundo da estrutura. Usei pregos 17x21 com cabeça para travar as peças. Usei na confecção da peça tábuas e caibros de pinho, pois são materiais baratos e de fácil aquisição, que serão incorporados ao sistema de compostagem assim que entrarem em estado de decomposição. Penso que isso ira ocorrer entre um a dois anos, tempo razoável para um sistema de baixo custo e que foi implementado em apenas uma manhã.



Feito isto, preguei as demais tabuas até atingir a altura desejada. Como a parte frontal da composteira é aberta - para facilitar a retirada e mistura do material - foi instalada uma trava para encaixar tábuas de contenção do composto.



Feito isso é só ir colocando o material para compostar, tomando o cuidado para que não haja desequilíbrio na relação Carbono/Nitrogênio. Tal desequilíbrio é que ocasiona o mal cheiro e moscas. Quando for necessário revirar o composto, basta retirar as tabuas de contenção e puxar o material.






Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário