Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC)


Aquecedores Solares de Baixo Custo (ASBC) são sistemas de aquecimento de águas por meio da captação passiva da energia solar em painéis termo-solares. Empregam materiais de construção de baixo custo e fácil aquisição no mercado, tais como placas de forração alveolares, tubos e conexões de PVC, garrafas pet, etc. Em geral, tais sistemas são implementados com baixo investimento financeiro quando comparados com aquecedores comerciais.
 
O sistema apresentado pelo Marcenaria de Caçamba, é um sistema mais simplificado e foi instalado na casa de meus pais. Nele, é feito apenas uma saída com flanger na parte inferior da caixa d'água, por onde a água escoa através de uma mangueira hidráulica de bombeiros e por mangueira de eletroduto dispostas ao longo do telhado.

Caixa d'agua com saída única e mangueira hidráulica ao fundo

Por gravidade, a água sai da caixa e preenche as mangueiras - que devem ser pretas ou pintadas de tinta fosca preta para esquentar mais. Quando se abre o registro de água aquecida no banheiro, ela desce direto para o chuveiro e basta abrir um pouco o registro da água fria para se tomar um gostoso banho.

Espiral de mangueiras tipo eletroduto 3/4'

Por não possuir reservatório de água quente, este sistema não mantém água aquecida por muito tempo e, antes de cair a noite a água já estará fria. Tal fato obrigou minha família a mudar os hábitos e tomar banhos ao final da tarde. Realmente esta é uma desvantagem do sistema. Por outro lado, o custo de implantação é relativamente baixo. Custou cerca de R$100,00 e levou apenas um dia para ser montado.


Adaptações e reduções utilizadas

Vale lembrar que como estamos no hemisfério sul, deve-se instalar o sistema no telhado voltado para o norte, para que ele possa receber maior irradiação solar, aumentando assim, sua eficiência térmica. Com este sistema, conseguimos uma redução de cerca de 8% no valor da conta de energia elétrica.

Chave da água quente (vermelha). A chave da água fria já estava instalada no antigo sistema e nao aparece na foto.

Um sistema interessante para ser apreciado foi o desenvolvido pela ong Sociedade do Sol e o link de acesso para aquisição gratuita do manual de uso e manufatura é www.sociedadedosol.org.br 

Depois de tanto ler, só posso te dizer: Ora, vá tomar banho!




Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário