Espiral de ervas

Trata-se de um método de cultivo de ervas ideal para quem não dispõe de muito espaço para plantar. É importante que o canteiro esteja disposto em local onde haja incidência solar, a menos que você queira utilizar somente plantas que gostem de sombra.

Para construir, faça uma base circular com cerca de 1,5m de diametro. Antes do círculo se completar, faça uma espiral com as pedras, telhas, madeiras ou quaisquer outros materiais que estejam à mão. Vá empilhando os materiais à medida em que as paredes se encaminham para o centro. Use terra de boa qualidade no fundo e coloque mais pedras ou outros materiais para a parede ganhar altura. Antes de plantar, deixe uma camada de palha seca picada por cima da terra, para evitar evaporação brusca.


A incidência solar e a umidade gerará alguns microclimas . Nos locais mais altos, a terra estará mais seca e nos locais mais baixos, haverá mais umidade. Nos locais onde o sol bater por tempo maior, introduza alecrim, arruda, babosa, capim santo, cebolinha, funcho, manjericao, pimenta, salvia, salsa e outras que curtam sol. Nos locais onde o sol bater menos introduza alfavaca, cavalinha, coentro, cominho, hortelã, mil folhas, gengibre, poejo e outras que curtam sombra e agua fresca.


A espiral acima tem apenas 1 mês e, nela foram introduzidas as seguintes espécies: Orégano, tomilho, alecrim, tomate cereja, hortelã, sálvia, coentro da mata atlântica e calêndula, além das espontâneas comestíveis trapoeraba, beldroega e trevinho que se instalaram sem ninguem autorizar. Vale lembrar que embora haja muitas especies, ainda há espaço para outras mais.

Montar a espiral perto da cozinha pode ser uma boa idéia, a não ser que você queira dar a volta ao mundo só para pegar um pouco manjericão fresco ou orégano... e boa pizza!




Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário