Na ocasião da VIII Semana da Biologia, fomos convidados para participar das oficinas, mesas redondas e minicursos do evento. Trata-se de um encontro anual que neste ano discutiu a permacultura como ciência aplicada em diferentes áreas do conhecimento na escola. Assim, matemática, ciências, química, física, geografia e muito mais pode ser trabalhado, já que a permacultura transversaliza todos estes conteúdos e rompe com o saber compartimentado da academia.
O evento contou também com a participação de Arthur Nanni, permacultor e professor da UFSC; Igor Carvalho, permacultor e professor da UFRRJ e os permacultores do Instituto de Permacultura EcoVIDA São Miguel. Mais de 50 alunos da comunidade acadêmica participaram das atividades. Entre as oficinas que desenvolvemos, destacamos as seguintes:
- espiral de ervas;
- bancos de hiperadobe;
- jardins verticais;
- tinta de terra;
- pergolados multifuncionais.
Espiral de Ervas
Um tipo de canteiro que começa no nível do solo e vai subindo gradativamente em espiral, criando condições para plantar uma grande variedade de espécies, pois cria microclimas diferentes ao longo da estrutura. Pode ser feito como os mais diferentes materiais e não existe tamanho certo. Importante é não exceder demais no tamanho de maneira que você não consiga acessar o centro com a sua mão.
Espiral de ervas da Escola de Biologia |
Trata-se de um banco feito com sacos polipropileno preenchidos por terra compactada. A técnica é bem simples e não requer muito conhecimento técnico para executá-la. Dentre as grandes vantagens, dispensa uso de cimento e pode ser feito com materiais locais. Foi construído na entrada do prédio da escola, sendo um ponto para os estudantes descansarem e botar a prosa em dia.
Professores pegando no pesado. Banco de superadobe sendo construído |
Jardim suspenso
Um tipo de canteiro que pode ser incorporado á uma parede. Indicado para locais onde não se tenha espaço para plantar como nas casas e apartamentos das cidades.
jardins verticais |
Pergolados Multifuncionais
Pergolados são estruturas que podem ser feitas de metal, madeira ou qualquer outro material. Tem como função principal ser suporte para plantas e com o tempo passam a sombrear o espaço. No caso deste pergolado usamos eucalipto, que é um material muito comum aqui na nossa região. No futuro será plantado maracujás.
Pergolado multifuncional feito com os estudantes |
Vídeo VIII Semana da Biologia
Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link:material gratuito. Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link Lista Telegram a , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário