Fogão Foguete (novas descobertas)

Fogão foguete da nossa pesquisa

Há algum tempo estamos na pesquisa dos "rocket stoves". Desde o tempo daquela postagem sobre o Fogão Foguete Portátil, algumas coisas interessantes que agora podem ser relatadas, a saber:

Dimensões:

Não há consenso sobre as dimensões adequadas para os fogões. Sensatos dizem que não vale a pena"estrangular fumaça" na chaminé. Não concordamos com isso totalmente, pois na chaminé do rocket stove daqui da nossa casa, temos que colocar um pedaço de chapa obstruindo a saída da chaminé, pois do contrário o fogo passa pela câmara de combustão sem aquecê-lo devidamente. Tudo isso é motivo para fazer mais e mais testes.

Nas nossas pesquisas, descobrimos que fogões cuja câmara de combustão tem área aproximado á seção de um quadrado com lado 0,12m são ideais para se queimar madeiras com diametro de 0,04m. Câmaras maiores tendem a gastar mais lenha e o supracitado modelo portátil não suporta madeira com esta bitola, aceitando apenas gravetos mais finos.

Com o desenvolvimento da pesquisa, não usamos mais aquela proporção para as medidas de comprimento da câmara de combustão denominadas "proporção de jó", sugeridas na postagem supracitada e sim um valor menor para o eixo vertical. Percebo que ao invés de dobrar o valor do eixo vertical, com relação ao eixo horizontal da câmara, faço agora uma medida 3X maior que o valor da altura da entrada da câmara de combustão. Há quem sugestione usar o numero áureo como medida de proporcionalidade denominado Numero Fibonacci. Resumindo, tem que se fazer testes mesmo para chegar a um nível satisfatório.

Além de tudo isso, começamos a experimentar fazer fogões com câmara de combustão em formato de L. Inicialmente eu poderia dizer que este tipo de fogão é mais simples de ser confeccionado e funciona bem também e, talvez sirva como tema para uma nova postagem.

Sobre a alteração mais significativa

Ao instalar uma grelha metálica na base da câmara de combustão primária, logo abaixo da porção vertical do J, instalamos no fogão foguete uma entrada secundária de ar, que contribui diretamente para a queima da madeira. Fazer isso deu um "up" no oxigênio disponível para o sistema e a madeira passou a ser queimado com maior eficiência.

Sobre a vedação

Não adianta nada ter um fogão cujas medidas sejam favoráveis para uma queima completa do carbono, se ele não for bem isolado. Acaba que se perde muito calor para o meio externo e se perde muito em eficiência. Daí lançamos mão de bons isolantes térmicos. Entre eles, destaco os seguintes:

  • Palha ou capim seco
Caso sua ideia seja fazer um bom fogão com terra, introduzir carbono na forma de palha ou serragem de carpintaria na masseira pode ser uma boa ideia. Aquele que ficar na superfície vai se queimar e, mesmo que o carbono que estiver dentro da masseira se queimar, vai gerar espaços vazios e, como o ar é um bom isolante, vai dar certo. Entretanto, deve-se ter o cuidado de não colocar mais serragem que terra, lembre-se de que serragem é material combustível, ok?

Serragem de carpintaria pode ser usado como isolante.
  • Fibra de vidro
Material facilmente encontrado - geladeiras velhas estão cheias de fibra de vidro no interior - em lojas. Trata-se de um bom isolante térmico que pode ser usado em camadas entre as camadas de barro ou solocimento. Aqui vale a usar a criatividade. Se você estrutura a fibra em camadas travada por telas de galinheiro, pode com toda certeza confeccionar uma chaminé.

Manta de fibra de vidro envolvendo a chaminé do fogão 
  • Isopor
Bom, agora você vai falar: - Tio Peteca, isopor é tóxico e eu não vou colocar isso onde vou preparar meus alimentos! Tudo bem amigão, somente estou apontando bons isolantes térmicos. Da minha parte, penso que não haja problemas, pois o que ficar em contato com a câmara de combustão vai queimar e volatilizar e o que queimar dentro do barro, vai gerar espaços vazios e caímos na mesma situação da palha seca.

Ralação de isopor para adicionar à massa
  • Massa refratária
Esta sim não é uma solução do faça você mesmo, pois acaba que vai ter que deixar o seu rico dinheirinho na loja de materiais de construção, entende?


  • Vermiculita
A vermiculita é um tipo de argila que quando encontrada na natureza não tem características isolantes. Entretanto, quando umedecida e aquecida por meio de processos industriais, ela retém ar entre as suas plaquetas e isso faz com que ela seja um material isolante e ignífugo (não propaga fogo).

Proporção das masseiras que usamos em nossos experimentos

vamos agora a proporção dos materiais que usamos nas nossas masseiras. Como base, vamos usar uma lata de 20 Litros.

12 a 14 Litros de areia;
6 a 7 litros de terra argilosa;
2 Litros de cimento;
4 litros de serragem (maravalha) media de carpintaria.
1 litro de açúcar cristal

Bom, você deve estar se perguntando porque estes malucos usam açúcar. Certa vez disseram-me que misturar um pouco de açúcar cristal à masseira serve como uma liga plástica que vai evitar que a sua masseira de solocimento trinque. Ou seja, quando o fogo ta esquentando ela fica mole e segura o barro e, quando o fogo apaga, ela endurece e segura o barro também. Certo ou não, experimentamos esta "mandinga" por aqui e ainda não foi possível concluir se funciona mesmo.

Experimente daí e conte-nos o que você tem feito.



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: https://bit.ly/o_futuro_da_energia
Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

3 comentários :

  1. genial!! valeu por compartilhar essas reflexões =D

    ResponderExcluir
  2. Quisiera su tecnología gracias ante mano

    ResponderExcluir
  3. Com Muita Honra e Respeito às Pessoas que se Dedicam a essa Grande Causa que é a Dignidade por um Mundo Sustentável.
    "Somente uma transição rápida a atitudes fundamentalmente novas,atitudes de respeito e integração Ecologica,poderá ainda evitar o desastre maori,"embora que ele virá".
    Encontramo-nos num divisor de eras.Nossa época entrará na história,se dermos chance à história,como limiar de uma nova idade.A qualidade de vida nesta nova idade dependerá de nosso comportamento atual e das atitudes que soubermos inculcar na juventude."
    Nós estamos consumindo 20% a mais do que a Terra conseguia sustentar.E mais do que isso:se toda a população do mundo consumidas como os norte-americanos e europeus,que tem o padrão mais alto de consumo,hoje,nós precisaríamos de quatro planetas Terra."
    Tudo o que venho acompanhando, quero me dedicar de fazer essa parceria com os permacultoras(as)com todo esse fabuloso trabalho junta a 'Mãe Terra.'
    Meus Sinceros Parabéns.
    A Vida Se Mantém e se Manterá Unicamente Com Essas Atitudes.
    Gervásio.

    ResponderExcluir