Florestas são dizimadas para abastecer fogões domiciliares |
Por outro lado, o sol é uma grande usina de energia que nós insistimos em subutilizar. Gera uma grande quantidade de energia - segundo o Departamento de Fisica da UFRGS, semelhante a produção de 10 bilhões de Usinas Hidrelétricas do tamanho da Itaipu por ano - que poderia ser melhor utilizada para esquentar água, fazer energia elétrica e cozinhar e desidratar alimentos.
Na Permacultura há um principio prático que muitas vezes é negligenciado. O principio "Capte e armazene". Nele, são estudadas formas de captar recursos energéticos externos como o sol, a água, o vento, entre outras. Nesta postagem de hoje, vamos mostrar como fizemos o nosso fogão solar tipo caixa bruxa, um esquema que capta energia de maneira passiva, ou seja, sem grande esforço.
Para fazer uma, você necessitará dos seguintes materiais:
- Uma caixa de papelão grande;
- Uma caixa de papelão menor (que caiba dentro da caixa grande);
- Plástico translúcido (tipo aqueles usados para forrar mesa de cozinha);
- Serragem, isopor moído ou qualquer outro material isolante;
- câmara de ar ou cordinha para amarrar a tampa;
- Tinta branca ou caixas de leite tetrapack;
- Cola PVA;
- Potes para cola, pincéis, trinchas, folhas de papel ou jornal.
O espaço entre a caixa de dentro e a caixa de fora deve ser de uns 8cm |
Agora, use toda a sua criatividade e conhecimentos matemáticos para cortar e produzir as duas peças. Preencha agora o espaço com o material isolante que você preferir.
Na nossa caixa bruxa usamos serragem como material isolante |
Passe cola nas folhas para não a serragem não fugir |
Agora que você já pintou o interior da caixa de branco ou forrou o interior com caixa "tretapack", você já pode cozinhar seu arroz no sol. Basta colocar a caixa com uma inclinação dez graus a mais que a latitude da sua localidade, forrar a boca da caixa bruxa com o plástico, amarrar com a borracha e deixar por um tempo ao sabor do sol.
Um exemplo: São Gonçalo está localizado no paralelo 19°. Logo, quando queremos cozinhar, posicionamos a caixa em aproximados 29° com a superfície do terreno. Para preparar feijão, deixamos de molho no dia anterior e colocamos ele na caixa bruxa de manhã cedinho. Na hora do almoço ele cozinhou. Arroz e mandioca cozinha com menos tempo.
Ao colocar o plastico, cria-se um efeito estufa no interior da caixa |
Abaixo, algumas imagens do Curso Permacultura Popular que estamos facilitando. Na oportunidade, levamos a nossa caixa bruxa para alguns agricultores do Leste de Minas verem de perto. Quando abrimos a caixa e verificamos que a panela com o arroz que colocamos horas estava pronto, muitos toparam fazer em suas casas para testar. Esperamos que isso mesmo aconteça e que você um dia nos convide para almoçar um belo arroz cozido em um fogão ecológico.
Apresentação da caixa bruxa aos alunos do curso Permacultura Popular |
Os agricultores testaram a eficiência da tecnologia no local |
Conheça também: CURSO ONLINE
Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário