Brickeradobe (mais informações)

Etapa do alicerce da nossa casa
Como previsto na postagem http://marcenariadecacamba.blogspot.com.br/2014/07/alicerce-e-blocos-brickeradobe.html, fizemos nossa casa com varias técnicas bioconstrutivas. Parte dela foi feita com  blocos de brickeradobe. Foram quase 3000 blocos em aproximados trinta dias de serviço de em media seis pessoas diariamente.

Neste ponto, as paredes de brickeradobe ja estavam alta
Esta foto que você esta vendo acima é da época que começamos a obra. Foi um período complicado; estávamos "grávidos" da Luna e queríamos sair do aluguel. Fizemos uma pesquisa de mercado e descobrimos que, dentre as técnicas de terra ensacada, o brickeradobe tinha o menor custo de instalação. Procuramos de informações e resolvemos experimentar (Marina amiga, este paragrafo deveria ser em primeira pessoa).

Quando as paredes estavam pela metade, parecia que iria cair. Só não caiu porque mantivemos prumo e nível ao longo da sua execução. Este detalhe é importantíssimo pois pequenos desalinhamentos podem comprometer o bom andamento da obra.

Dentre as vantagens, não requer

Teve um período de adaptação e testes e um tempo para capacitação dos pedreiros, pois eles já tinham experiencia com construção convencional. Isso foi feito em pouco tempo e logo logo a linha de montagem foi estruturada. Muito prática, a técnica não requer emboço e os blocos são levados um a um para o pedreiro, que os instala nas paredes.

Pedreiros locais no trabalho de levantar as paredes.

Embora relativamente delgadas, proporcionam  paredes são autoportantes, com excelente conforto térmico acústico, que dispensa madeiramento. Dentre as técnicas de terra ensacada, é a que exige menor  quantidade de material. Exige cerca de 40% menos terra que o Hiperadobe, sendo especial para trabalho em regime de mutirão, por ser de "serviço mais leve" que as demais técnicas de terra ensacada.

Mutirão de reboco. É chamar os amigos e...zás!

Agora, se você quer se aventurar na construção de uma casa com brickeradobe, sugerimos colocar atenção especial nas proporções dos materiais das masseiras, pois é aí que os construtores erram e é aí que a casa cai. Algumas pessoas, ao tentar construir, ora colocam areia demais, ora colocam argila demais. Todas essas informaces e muito mais você encontra na e-book Bioconstruindo com brickeradobe. Caso tenha interesse, entre em contato por email e você levará um tutorial passo a passo de nossa autoria.

Seguir o rigor da técnica é ter a certeza do exito
Para evitar situações como estas, torna-se importante fazer testes, que devem ser necessáriamente simples, podendo ser feitos na própria obra. São os conhecidos testes expeditos, como os das imagens abaixo.

Teste de granulometria
A forma da prensa, originalmente, foi feita para a fabricação de blocos retangulares, que por sua vez proporcionam otimas casas quadradas. Caso deseje fazer casas de formato arredondado, torna-se necessário fazer adaptações à forma da prensa, a fim de fazer ângulos favoráveis à construção de paredes curvas. Nunca fiz, mas super possível.

Forma de bloco bricker (0,4x0,2x0,08)m

Espero que esta postagem ajude a esclarecer muitas duvidas sobre a técnica. E em breve, o link do video Bioconstrução 05.




Nenhum comentário :

Postar um comentário