Tratamento Ecológico de Madeira

Como não ter problemas com cupins, carunchos, brocas e outros insetos xilófagos na construção ou na obra?


Você sabia que madeiras tratada em esquema autoclave (panelas de pressão gigantes), causam danos à saude? Sabe porque? Porque contém cobre, cobalto e arsênio na composição e, ao volatizar são absorvidos pelo organismo. A titulo de informação, veja o link abaixo para entender um pouco mais.


Mas como construir se eu quero uma madeira que seja durável e não contaminante? Bom, isso é o que nos vamos ver nesta postagem.

Quando se pensa em técnicas bioconstrutivas, torna-se necessário construir com o material que há disponível na região. Desta forma, construir com madeira no deserto ou fazer iglus na amazônia não seriam opções acertadas. Não gosto de monoculturas, mas na nossa região tem uma quantidade muito grande de eucalipto. Por este motivo a gente usa ele, sem tratamento autoclave, lançando mão do tratamento que nos vamos ver mais abaixo.

Monocultura de eucalipto da região de Diamantina-MG

O método que vou explicar agora é muito simples e foi desenvolvido primeiramente pelos povos orientais, mais especificamente no Japão e, serve especialmente para madeirama estrutural de casa, que necessita ser enterrada. Ao invés de usar soluções químicas para tratar, usamos o fogo, como faziam ancestralmente. 

Para usar este método, você necessitará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • madeiras para fogueira;
  • trincha;
  • óleo queimado automotivo;
  • vasilha plástica;
  • madeiras para tratar;
  • fosforo ou isqueiro;
  • lona plástica;
  • martelo;
  • pregos.

Primeiramente, você vai fazer uma fogueira e vai colocar as pontas dos postes a serem enterrados em contato direto com as chamas. A medida que o fogo for pegando, vai passando com uma trincha camadas de óleo de motor queimado, de maneira que somente o primeiro centímetro das peças e que vai queimar. Ou seja, não é para queimar o toco inteiro, ok?
Usando o metodo de tratamento japones, queimamos as pontas das madeiras a serem enterradas. Desta maneira, insetos xilofagos não à atacam
Com a trincha, passe camadas de oleo queimado para que ele seja incorporado à madeira
Rede de voluntarios do Instituto de Permacultura EcoVIDA em ação
Turma de residência em Permacultura tratando madeira

Reiterando o que disse: Evite queimar demasiadamente. No máximo, um centimetro da madeira deve ser queimada.

Para melhorar ainda mais, você pode encamisar o poste com uma lona plastica. Desta forma, além de não ter problemas com insetos, não terás também com umidade.

colocar uma lona ajuda a não ter problemas com umidade
Encamisamento de poste com lona plástica
Com a lona colocada, basta enterrar o poste.
Com a lona enterrada, basta agora fincar a parte queimada no chão

Conclusões:

Fazemos este tipo de tratamento de madeira há dez anos. Não tivemos problemas com ataque de insetos xilófagos e, até os dias atuais, nossas edificações continuam inteiras. Alem disso, não nos colocamos em contato com substancias cancerígenas e que muitos de nós, desconhecem.







Conheça também: CURSO ONLINE



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

10 comentários :

  1. Adorei a matéria, porém fiquei em duvida sobre o óleo queimado. Ele não é poluente? podería usar um outro material menos agressivo.
    Grato, Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem Anderson.
      Realmente ele é toxico à natureza e á nós mesmos. Ao aplicar o produto, temos o cuidado de não deixar que se derrame. Quando fincados não temos este controle e realmente alguma pequena parte pode contaminar o solo.

      Sinceramente, prefiro achar que o fator contaminação seja pequeno e o beneficio de não ter xilófagos por perto é muito grande. Por isso usamos.

      Uma outra coisa:

      Na permacultura, preferimos usar materiais locais. Quando assim procedemos, deixamos de trazer produtos industrializados de outra região, diminuindo assim os custos ambientais para produzir e transportar eventuais substitutos para o oleo, entende?

      Alem disso, ao usar o oleo queimado, reciclamos um material altamente contaminante.

      Excluir
  2. Muito bom esse metodo vou usar no meu sítio obrig.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Gostei muito mas, fiquei com 1 dúvida: Se tratarmos só a base da madeira que vai ser enterrada, o resto não corre o risco de ser atacada por cupins? Obrigado, Antonio Cezar

    ResponderExcluir
  4. Olá Antonio!
    Corre o risco sim pois a madeira não tratada ficará exposta. Daí vale a pena não usar madeiras moles, muito susceptiveis á ataques de insetos. No nosso caso, que temos uma monocultura de eucalipto proximo á nossa localidade, preferimos usar o conhecido eucalipto "sucupira" nas nossas edificações, pois ele é mais resistente ao ataque de dos insetos xilófagos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Gostei muito das informações obrigado. Tenho eucalipto cheiroso,posso fazer a queima em toda estaca,ou seja, ñ só na parte q será enterrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde que queira. importante mesmo seria queimar a parte a ser enterrada.

      Excluir
  6. Explica você disse queimar 1cm ou 1metros a ser enterrado?

    ResponderExcluir
  7. Legal.
    Aqui em São Paulo conheço esse método das antigas, para proteger o eucalipto antes de enterra lo.
    Agora eu gostaria de saber qual método de proteção vcs usam na parte do eucalipto que fica exposta. Na época aqui se usava óleo de linhaça.

    ResponderExcluir