Portão Automático Permacultural


Vivemos na zona rural e por isso mesmo, sempre estamos em “estado de alerta” por causa de eventuais ataques de vacas e cavalos, que tem o costume de abrir porteiras, causando danos ao comer parte ou toda a nossa produção de alimentos. Neste sentido, desenvolvemos uma série de estratégias que tem nos auxiliado a evitar este tipo de problemas.

Uma delas foi a instalação de um portão automático de contrapeso. Um tipo de portão que fecha , evitando assim que algum cidadão descuidado deixe abertos os acessos para estes que estes “indesejados visitantes” façam a festa na horta.
Trata-se de um portão feito com madeira de caçamba. No caso, usamos ripas, alisares e outros pedaços de madeira, aparelhadas com o apoio de uma serra circular de bancada.



A montagem é bem simples. Para isso, você necessitará esticar uma ripa na face externa do portão. Ou seja, se o portão abre para dentro, você deve colocar esta trava faceada no lado de fora. Ela deve avançar algumas poucas dezenas de centímetros para fora do portão para servir de alavanca para o portão abrir e fechar



Na imagem, um detalhe das roldanas recicladas da postagem anterior. Neste caso, usamos cabo de telefonia e parafuso com bitola 5/16" como eixo da roldana (Veja a postagem: Roldana Permacultural) .



Com dois pedaços de madeira de pallet, fizemos uma mão francesa para ser o suporte da roldana. Pela nossa experiencia, sugerimos que seja fixada com o auxilio de um gancho, que proporcionará uma liberdade maior para que ela angule para melhor funcionamento do sistema

Pegue um contrapeso e instale um ganchinho nele para que possa ser sustentado por uma cordinha. Faça um furinho na ponta da peça que você instalou do lado de fora e instale a cordinha de maneira que ela passe pela roldana, Zás, seu portão já vai funcionar! Se não funcionou é porque alguns ajustes ainda devem ser feitos, mas nada que seja essencialmente complicado.

Depois disso, instale uma trava no portão. Há um tipo chamado bico de papagaio que funciona muito bem para este tipo de portão, pois ela possui um dispositivo que trava automaticamente ao bater.

Trava facilmente encontrada em lojas de ferragens


Trava Bico de Papagaio


























A seguir, vamos ver um vídeo de como ficou o funcionamento do Portão Automático de contrapeso no link: 




Conheça também: CURSO ONLINE



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Um comentário :