Velas Artesanais

Choques térmicos na água fria

Onde moramos não há luz elétrica. Fazer velas artesanais além de ser uma prática muito agradável e uma maneira de reutilizar a parafina que normalmente é jogada fora, é uma forma de economizar e ter luz. No meu caso, sempre que posso coleto restos de parafina habitualmente descartada em igrejas e santuários e as reutilizo.

Passei muito tempo quebrando minha cabeça para fazer velas. Tentei fazê-las em canos de pvc, tentei usar em copos, tentei fazer com cera de abelha e nenhuma estratégia foi tão boa quanto a que o amigo Marconi do Instituto de Permacultura SeteEcos me ensinou a fazer.

Antes de mais nada, muito cuidado porque a parafina é um material inflamável. Logo, o vasilhame a ser utilizado não deve ter furos ou encontrar-se em mau estado de conservação, de maneira que possa causar danos à saúde. Tampouco também deve ser feito por crianças sem a supervisão de um adulto.

Materiais utilizados:
  •  Parafina;
  • Duas latas compridas (tipo lata de óleo);
  • Barbante fino (se for grosso vai fazer uma chama muito forte);
  • Tesoura;
  • Água
  • Alicate;
  • Isqueiro ou fósforo;
  • Fogão
O primeiro passo é esquentar a parafina no fogão. Todo cuidado é pouco no manuseio. Vai colocando pedaços pequenos dentro da lata e, a medida que ela vai enchendo, vai colocando mais até atingir 4/5 do vasilhame. Tire o vasilhame do fogo assim que a parafina derreter e começar a ferver.

A parafina deve ferver para derreter todas as partes



Encha a segunda vasilha  com agua até a boca, corte um pedaço de barbante e mergulhe-o na parafina. Feito isso, mergulhe-o na agua, no sentido de dar choques térmicos na parafina. Faça isso muitas vezes, pois a cada choque térmico, uma nova camada de parafina fica no barbante e ele vai engrossando até ficar da espessura desejada.

As velas tomando forma

Viu como é fácil? Sua vela artesanal está pronta para usar. Agora você não vai torrar aquele mundo de dinheiro, pois você já sabe fazer, Experimente e deixe seu comentário sobre como foi a fabricação das suas.



Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário