Geladeira indiana



Tampa improvisada para a geladeira indiana.

Há algum tempo, vi um vídeo sobre uma geladeira alternativa feita com vasos de barro, areia e água. Fiquei realmente intrigado, pois já não usava uma geladeira há algum tempo e, ter uma geladeira em casa que não necessita de energia elétrica para funcionar é simplesmente: BOM DEMAIS!

O vídeo não é muito bom e não mostra como é na sua essencia, como é o princípio fisico para seu funcionamento, entre outras coisas. Por isso, resolvi colocar aqui o passo a passo do processo entre outras coisas mais...

Materiais necessários para se fazer uma geladeira indiana
  • Dois potes de barro (um deve caber dentro do outro com uma folga de aproximados dois centímetros
  • Duas rolhas (para tapar os buracos dos vasos)
  • Uma vela e fósforos
  • Um pouco de areia lavada
  • Um pedaço de pano e algum material para servir de tampa (você vai entender já já)
Procedimentos:

Limpe o vaso de qualquer sujeira ou tinta que ele tiver.

É importante que os vasos não estejam impermeabilizados e que caibam um dentro do outro

Depois de limpo e seco, introduza a rolha nos furos dos vasos, acenda uma vela e derrame parafina, a modo de selar os buracos para que não passe água para fora.

Vede direito para que não vaze água pelo furo
Em seguida, com um pouco de jeito, coloque areia entre os dois potes. Esta areia deve constantemente umedecida, pois assim ela contribuirá para os processos endotérmicos que veremos adiante.

Encha de areia lavada sem sujeiras ou coco de animais.

Olha como ficou depois de preenchido com agua e areia

Bom, agora é fazer ou improvisar uma tampa. No meu caso, peguei uma peneira velha e, com um pedaço de pano umido, deixei ele assentar em cima dos dois vasos, improvisando uma tampa.

É importante manter o sistema tampado pois do contrário, ar quente entra no interior do vaso e acaba esquentando o espaço.

Bom, como funciona então a tecnologia?

As paredes do vaso são feitas de barro, são porosas e permeáveis. Desta forma, por meio de processo de evaporação e perda de calor (endotérmicos), a agua lentamente passa pelas paredes do barro, deixando o interior mais fresco que o entorno.



Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário