Energias alternativas, plantio de água, aquicultura e aquaponia

A permacultura oferece muitos caminhos para se pensar a integração entre os sistemas de captação de água e a produção de vida, energia e alimento em seu entorno.


Design permacultural, por Peter Cezar

É o caso dos swales (canais de infiltração), do princípio de favorecer localmente a infiltração de água no solo para que o precioso líquido possa permanecer ao máximo possível conosco, evitando que seja desperdiçado, que vá diretamente para os rios e mares e que carregue consigo sedimentos responsáveis por assorear nossos cursos de água.

Perfil do Lago 1 - Planejamento. Ilustração de Marina Utsch

Algo muito interessante que tem ganhado força ultimamente é a aquaponia e aquicultura. Obedecendo ao princípio da multifuncionalidade na permacultura (princípio de eficiência energética em que um elemento tem no mínimo duas funções),  o desenho de sistemas naturais com lagos e barragens, em nível, pode ser útil para: 

- a produção de peixes;
- a transformação de áreas secas em úmidas e vivas;
- produção de adubo e biomassa de algas, peixes e vida aquática.

VIDEO "FERRAMENTA ANCESTRAL"

No video a seguir o permacultor e marceneiro de caçamba Peter Cezar dá as dicas iniciais de como começar o seu processo de plantio de água COM O USO DE UMA FERRAMENTA ANCESTRAL, PERMACULTURAL.





CURSO PRESENCIAL: CATAVENTO E BOMBA HIDRÁULICA


Convidamos você para nosso Curso Prático de Sistema de Catavento e bombeamento hidráulico. Além do catavento com materiais reciclados, construíremos uma bomba hidráulica inovadora, uma evolução das bombas pistão, criada por um genuíno "inventor" brasileiro, Daniel Dias Ferreira. Contato: guiadepermacultura@gmail.com


AULA ONLINE "AQUAPONIA"



Veja abaixo a aula online com o pesquisador da Embrapa Meio Norte, Luiz Carlos Guilherme, sobre aquaponia e autossuficiência alimentar. Cadastrando-se você também receber por e-mail nossas cartilhas gratuitas.




CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário