Camera pinhole (estenopo)

Camera pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. Em inglês pin-hole quer dizer, "buraco de alfinete" e é usado para referir a um tipo de maquina econômica e simples que utiliza somente filme e caixa qualquer em que a luz não penetre, exceto por um pequeno furo denominado estenopo, onde a luz marca o filme e deixa o registro fotográfico.
Há poucos meses, um amigo solicitou à Marcenaria de Caçamba para que fizéssemos uma. Como não somos de recusar desafios, assistimos á uma série de vídeos e montamos uma unidade.

Abaixo segue o passo a passo para a sua montagem.

1.    Escolha dos materiais e ferramentas

O melhor é fazer com madeiras macias, pois são mais fáceis de manusear. Vários sites sugerem o bálsamo como matéria prima. Como não dispúnhamos deste material, usamos pinus de caixa de fruta e o resultado foi satisfatório.

Peças feitas com madeiras de caixas de feira e sacolões



  Usamos serrote, metro de carpinteiro, lápis, lixa madeira 070 ou similar, cola adesiva de secagem rápida, massa corrida (pouca), pincel atômico preto, pedaço de flanela, pedaço de bandeja de isopor e pedaço de lata de alumínio.






2.    Montagem da caixa principal

Para a montagem da caixa principal corte peças nas medidas abaixo:

1-    (13,5 x 4 x 0,6)cm  (em vermelho a quantidade de peças)
2-    (13,4 x 4,4 x 0,6)cm (em vermelho as dimensões das peças)
2-  (4,4 x 3,2 x ,04)cm  (em vermelho a unidade de medida utilizada)

Se usar pincel atômico, pinte antes de montar a caixa




Antes de colar é importante pintar de preto, pode ser feito com tinta fosca spray ou com pincel atômico mesmo.







Cuidado para não colar o dedo






Daí é começar a montar as peças com cola adesiva. A partir da base, cola a frente, o fundo e depois as laterais. Pode usar uma cola a base de PVA, mas ela demora mais para secar.





Lixa para madeira é a mais indicada







Depois de seco, dê uma lixa geral para tirar irregularidades da superfície.



O jornal abre espaço para a junta de vedação













Feito isso, cubra a parte superior da caixa com uma tira de jornal como na imagem abaixo. O porque disso você entenderá em breve.







3.    Montagem da tampa

Colagem dos filetes laterais da tampa
Corte as seguintes peças:

1- (14,0 x 5,0 x 0,6)cm
2- (15,0 x 1,2 x 0,6)cm
2- (5,0 x 1,2 x 0,6)cm

Apoie a caixa principal sobre a tampa e vá colando os filetes laterais um a um. A ponta que vai sobrar na beirada de cada filete deve ser lixada.



Com um pedaço de flanela você faz a junta de vedação






Entendeu porque o jornal? Em primeiro lugar, serve para que a tampa não cole na caixa e também para dar uma folga necessária para instalar uma junta de vedação de luz, que deve ser colocada na parte superior da tampa.






4.    Montagem das divisórias internas

Mantenha as medidas estabelecidas


Corte dois pedaços de madeira com as seguintes dimensões:
2- (4,4 x 2,7 x 0,4)cm
Pinte de preto estes dois pedaços de madeira que servirão como divisórias internas da câmera. Cole-os no fundo da caixa principal e na parte frontal da câmera a aproximados 3,5cm das laterais







Agora corte um pedaço de bandeja de isopor para servir de moldura para o filme, pinte de preto e não cole passe cola. Ela ficará entre o filme e o fundo da câmera.



Corte esta parte interna e preserve o quadro externo que servira como moldura para a fotografia

A moldura  ainda não pintada de preta localizada na parede dos fundos, apoiada nas divisórias internas
Furo onde sera instalado o sistema de disparo
   
   Faça um furo na parte frontal da câmera, onde será instalado o estenopo. Para construir o estenopo (orifício da câmera) corte pedaço de lata de alumínio com medidas aproximadas de (2x2)cm, fure o centro da peça com uma agulha de diâmetro 0,2 e cole na face interna da frente da câmera, logo atrás do furo. 



Faça um furo em um pedaço de lata de alumínio com agula 0,2










Cola pva nao cola alumínio e requer uma fita crepe ou similar para aderir à madeira.




















5. Disparador da máquina

Para fazer esta peça, necessitará de seis peças com as seguintes características:

2- (13,4 x 0,6 x 0,4)cm
1- (8,0 x 2,0 x 0,4)cm

Cole um filete na base da maquina e um na parte superior da caixa principal ( com a tampa) para formar as guias do disparador. No canto da caixa principal, cole também uma peça para travar o disparador.




Na peça denominada cortina de disparo cole um pedaço de madeira no canto para poder puxar o disparo. Um furo deve ser feito de modo que ao abrir o disparo, sua posição coincida com o furo da parte frontal da caixa principal.







Cole também outras duas travas para que a cortina de disparo não caia ou saia da posição.






Finalmente, instale uma gominha elástica (elástico de escritório) de maneira que ela se prenda na madeirinha posicionada na cortina de disparo e na trava da parte frontal. Quando quiser fazer uma imagem, basta puxar o disparo e... pronta a fotografia.







6.    Como posicionar o filme
O furo na tampa deve coincidir com a bobina do carretel.







Posicione os carreteis nos compartimentos internos da caixa principal e, em um furo feito na parte superior da tampa (que não foi feito neste tutorial), posicione uma chave usada e vá rebobinando o filme a medida que faz as fotos.



Agora é só ir na loja, comprar um filme e sair por aí para fazer as suas experiencias!





Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário