Armário parede


Na permacultura, cada elemento deve cumprir mais de uma função, visando aproveitar melhor a energia disponível. Assim, um telhado deve ser também um captador de águas de chuva, as águas da cozinha devem ir para um circulo de bananeiras ou para um biofiltro - afim de serem reaproveitadas - e um telhado pode ser um canteiro - telhado verde.

Durante o processo construtivo da nossa casa em São Gonçalo, descobri a feliz ideia de fazer armários paredes nas paredes de vedação. Assim, a parede não é somente um armário e com isso é possível otimizar os espaços não sendo necessário colocar tantos móveis pela casa.

O espaço do vão tinha algo em torno de 1,8m de largura por 2,1m de altura.


Tudo foi feito com tábuas e lambri de pinho - baratas e de fácil aquisição.


Este tipo de madeira é muito susceptível à ataques de cupim. Para evitar isso, foi feito um tratamento químico à base de querosene, óleo queimado e óleo de linhaça, em partes iguais. Acrescentou-se à esta mistura 100g de pimenta do reino para cada litro de querosene - que ficou curtindo por 15 dias.

Usei também algumas portas de armários de cozinha embutidos, encontradas em caçambas de Belo Horizonte. Para o seu melhor uso, somente foi necessário ajustar o tamanho dos vãos com as medidas das portas encontradas. Tudo feito no serrote, pois no local não há energia elétrica.


Eis o resultado final. Para mim satisfatório pois ficou bacana e teve custo aproximado de R$350,00 - sem contar mão de obra. Nas duas próximas imagens é possível observar os dois lados da peça. Um detalhe importante: A parte inferior do armário ainda não foi fechada e provavelmente isso será feito naquele esquema de "cortina de chita", mas ainda esta em aberto.








Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário