Topografia Natoral

Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2012 foi realizado o Mutirão de Topografia Natoral, no terreno da Chacará dos Úteis, em São Gonçalo do Rio das Pedras - MG.


Nos dois dias de trabalho, fizemos o levantamento da declividade do Ribeirao São Gonçalo, nos fundos do terreno e o levantamento topográfico de detalhe, em escala 1:500 com espaçamento das isolinhas de 0,5m.


O resultado prático foi satisfatório e a poligonal foi fechada com um erro aproximado de 3°. Nada mal para um levantamento feito com bússola sem visada, trena, mangueira de nível e papel milimetrado.


No final das contas, conseguimos o mapa topográfico da área mapeada, em escala 1:500. O mesmo será utilizado para o "design" permacultural do terreno, além de servir de base para outros mapeamentos.


Gostaria de agradecer à todos e em especial aos nobres devotos Celio Útil e Guilherme Nogara Útil, que com grande devoção participaram do evento.





Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

2 comentários :

  1. Tem alguma cartilha ou manual que possamos seguir?

    ResponderExcluir
  2. Oi Jorge, saudações.
    Como deve saber, lançamos o guiadepermacultura, uma série de vídeos e conteúdos tendo como exemplo o nosso experimento em bioconstrução aqui em Serro - mg.

    Em meio aos variados capitulos, há um video sobre construção de valetas de infiltração (swales) com informações basicas e utilização. Caso queira, digite seu email na caixa de captura em link logo acima e receba esta série.

    Espero ter ajudado, Peter.

    ResponderExcluir