Banho quente do bioaquecedor, rolou?



Há algum tempo atrás, publiquei aqui no blog uma postagem sobre bioaquecimento. No canal Guia de Permacultura do Youtube tem também dois vídeos para você aprofundar mais. Para ver de perto os dois videos, basta acessar os links: Como tomar banho sem chuveiro elétrico e Banho quente do bioaquecedor, rolou? . Agora, que já se passaram 15 dias e que revirei a pilha de compostagem, sinto-me á vontade para escrever novas linhas a respeito de tudo o que aconteceu.

Os primeiros dias foram maravilhosos, agua quente em abundancia. Eu e minha família tomamos banho quente por uns 10 dias e depois desse período, a compostagem não mais aqueceu. Depois de alguma pesquisa e análise dos resultados, chego á conclusão que o sistema realmente funciona, desde que sejam tomadas algumas precauções e manejos, a saber:


  • Equilibrio das partes Nitrogenio e Carbono
Se você chegou até aqui, deve com certeza saber que na compostagem deve haver um equilíbrio entre Carbono e Nitrogenio, onde a primeira deve estar presente em maior volume. Nos comentários do vídeo citado, Lucas Gattai matou a charada  ao dizer que nós colocamos pouca palhada (carbono) e muita cama de frango (nitrogenio). 

  • Tamanho da pilha de compostagem
Emílio Konhath, do canal Aquaponia Beira Mar também alertou-me com relação ao tamanho da pilha. Na sua forma de pensar ficou pequena. Certamente, uma pilha de 1m³ terá condição de esquentar maior  volume de água. Entretanto, o desafio era montar a pilha em um local de espaço limitado. Tratava-se de um espaço pequeno que estava á disposição para experimentar.

  • Tombos na compostagem
É sabida a necessidade dese se dar tombos periódicos na pilha de compostagem. Fiz isso uma vez, quando a atividade microbacteriana diminuiu atividade. É conhecido na literatura que se você não o fizer, não criará condições adequadas para as colonias de bactérias que atuam no sistema.
  • Grau de umidade
Também é conhecido na literatura a necessidade de água na proporção de 60%. Penso que tive problemas por ter um substrato pouco homogêneo, com muita cama de frango. Com isso, a umidade não se distribuiu adequadamente na pilha de compostagem.

  • Formato da espiral de mangueira
Elton Carvalho, comentando o experimento em questão lá no canal youtube, sugere que a espiral de mangueira ficasse na base da pilha de compostagem, facilitando o manejo. Nos experimentos iniciais de Jean Pain, o experimento era feito assim e, até onde se sabe, acumulava muito calor. Vale a pena experimentar!

  • Uma pilha de compostagem ou duas
Os estudos do estudante de agronomia da UFSC Eduardo Pires Bender indicam que o tempo médio para ativação de pilha de compostagem é de mais ou menos 5 dias. Desta forma, se você tiver apenas uma pilha de compostagem, haverá uma  lacuna de tempo onde a água cairá em temperatura. Se você mantem duas pilhas de compostagem, com defasagem de tempo, sempre haverá água quente pois não haverá esta lacuna de tempo de inatividade.

Finalizando, penso que se você mantiver controle sobre estes fatores, certamente você terá água quente por um bom tempo. Para aqueles que, como nós, moram em um local onde o sol prevalece, um aquecedor solar de baixo custo (ASBC) pode ser a melhor forma de se conseguir água quente. Talvez  um sistema hibrido com bioaquecimento e ASBC seja a melhor escolha, uma vez que nos dias nublados não será possível tomar um banho solar.

Independentemente da forma de aquecimento da água, um bom banho para você!



Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link:Cartilha gratuita . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O Futuro da Energia" através do link Lista Telegram , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!


Nenhum comentário :

Postar um comentário