![]() |
Choques térmicos na água fria |
Passei muito tempo quebrando minha cabeça para fazer velas. Tentei fazê-las em canos de pvc, tentei usar em copos, tentei fazer com cera de abelha e nenhuma estratégia foi tão boa quanto a que o amigo Marconi do Instituto de Permacultura SeteEcos me ensinou a fazer.
Antes de mais nada, muito cuidado porque a parafina é um material inflamável. Logo, o vasilhame a ser utilizado não deve ter furos ou encontrar-se em mau estado de conservação, de maneira que possa causar danos à saúde. Tampouco também deve ser feito por crianças sem a supervisão de um adulto.
Materiais utilizados:
- Parafina;
- Duas latas compridas (tipo lata de óleo);
- Barbante fino (se for grosso vai fazer uma chama muito forte);
- Tesoura;
- Água
- Alicate;
- Isqueiro ou fósforo;
- Fogão
![]() |
A parafina deve ferver para derreter todas as partes |
Encha a segunda vasilha com agua até a boca, corte um pedaço de barbante e mergulhe-o na parafina. Feito isso, mergulhe-o na agua, no sentido de dar choques térmicos na parafina. Faça isso muitas vezes, pois a cada choque térmico, uma nova camada de parafina fica no barbante e ele vai engrossando até ficar da espessura desejada.
![]() |
As velas tomando forma |
Viu como é fácil? Sua vela artesanal está pronta para usar. Agora você não vai torrar aquele mundo de dinheiro, pois você já sabe fazer, Experimente e deixe seu comentário sobre como foi a fabricação das suas.
Conheça também...
Conheça também...
Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!
Nenhum comentário :
Postar um comentário