Série sobre bioconstrução e criação de sistemas de moradia integrados e ecológicos

Seguindo os princípios da permacultura, na construção de nossa casa, estamos buscando trabalhar com recursos locais, observar o funcionamento dos elementos naturais usando-os a nosso favor e minimizar os impactos causados por nossas ações.





Algumas de nossas opções:

- bioconstrução;

- círculo de bananeira para tratamento doméstico das águas cinzas de cozinha e pias;

- banheiro seco para  para produzir húmus (adubo, que depois da compostagem termofílica fica totalmente isento de contaminação) e minimizar o gasto de água com descarga (no mínimo 6 Litros por acionamento só para transportar fezes e urina, num mundo em que a água está se tornando escassa, é absurdo);

- fossa séptica biodigestora como segunda opção sanitária no caso de visitas e pessoas ainda não adaptadas ao banheiro seco (fossas sem impermeabilização, em que apenas o buraco é cavado, podem causar grande estrago nos lençóis freáticos e poluir os rios abastecidos por esse lençóis);

- captação de água de chuva e sistemas de reutilização das águas e frenagem do seu curso, antes que chegue no rio (quando a água cai diretamente no rio a grande velocidade, há também erosão, assoreamento e pouca infiltração no solo, acelerando o ciclo das chuvas e os tempos de seca) 

- criação de agroflorestas e sistemas produtivos que protejam o solo e reabasteçam o lençol freático.

Queremos ir postando o passo a passo da criação desse sistema. Nos vídeos do youtube já dá pra ter uma ideia do que estamos fazendo.

A seguir, o 3o vídeo da série sobre bioconstrução: Por que construir com terra crua?

Para ver a série completa. acesse o nosso canal do youtube http://youtube.com/guiadepermacultura





Conheça também...
CURSO ONLINE

permacultura_curso
Informamos que as inscrições para nosso curso online são liberadas apenas para os que se cadastram na nossa lista de e-mails e completam a semana inicial de estudos. Para participar, cadastre-se CLICANDO AQUI e acompanhe a semana de materiais gratuitos. No final, você receberá o convite para se matricular no nosso curso online.


Nenhum comentário :

Postar um comentário