Primórdios do LARboratório


Na região do Alto Jequitinhonha - MG, adquirimos em 2012 um terreno de formato aproximadamente retangular com cerca de 5000m². Tal terreno exibe aspecto sul com inclinação aproximada de 10°, tendo como divisor natural o ribeirão São Gonçalo. A ideia original era ter um local propício para a troca de saberes, com experimentos permaculturais que sejam inspiradores para aqueles que passem por lá.


Em meados de maio de 2013, começamos a levantar o alicerce (7,2 x 4,8)m de uma construção que a principio seria um barracão de ferramentas e o futuro galpão da Marcenaria de Caçamba. Com ajuda de pedreiros locais, consumimos cerca de dezesseis sacos de cimento na sua construção e esperamos que apenas mais um saco de 50kg seja gasto ate o fim desta obra de aproximados 30m².


Com o tempo a obra tomou outra cara e passamos a chama-la “Rancho Deleite”, dada à quantidade de caixas tetrapak utilizadas na sua construção. A ideia era levantá-la com base na arquitetura vernacular e na autoconstrução. Mas, observamos que alguns materiais não eram encontrados localmente. O melhor exemplo para isto são as telhas tetrapak processadas e fabricadas em Pará de Minas - 360km de distancia. Entretanto, queríamos um telhado leve; assim foi melhor utilizá-las do que pensar em telhas de fibrocimento ou amianto.


Por serem feitas com camadas sobrepostas de papelão, alumínio e plástico; as caixas tetrapak tornam-se perfeitas para a confecção de paredes impermeáveis. Além de serem abundantes nas grandes cidades, não tem custo algum e são fáceis de serem transportadas. Com a sobreposição das placas tetrapak coladas com um adesivo de contato (cola formica) em uma estrutura de madeira previamente montada começamos em agosto a instalar o “ciber banheiro standard” do Rancho Deleite.


Em setembro terminamos de colocar todas as divisórias internas e começamos a levantar as paredes de blocos de adobe previamente confeccionados. No final do mês, passei – eu Peter – a frequentar mais o espaço ficando acampado em barraca de camping sob o telhado da obra. A partir deste momento as benfeitorias fluíram mais rapidamente e ao final de outubro já estava montado parcialmente o sistema hidráulico da casa, a pia de cozinha, calhas para a captação de água de chuva e banheiro seco compostável.


Dentro dos princípios da Permacultura, cada elemento deve cumprir com mais de uma função. Assim, um armário pode ser também uma parede, otimizando assim os espaços internos; garrafas afixadas nas paredes podem além de embelezar, fazer com que luz entre nos cômodos e o telhado, além de proteger das intempéries, serve também para coletar agua de chuva.


Balizados nestes princípios, vamos colocando as coisas no lugar e até o final do ano, esperamos já ter instalado também o sistema de aquecimento solar de baixo custo (asbc) e também ter as paredes e o piso de chão batido prontos, para receber melhor e com mais conforto, todos os “colaboramores” que virão.




Conheça também...
CURSO ONLINE


Cadastre-se aqui e baixe gratuitamente o material: "Autor da própria sobrevivência: 6 tecnologias caseiras em desenhos esquemáticos" pelo link: bit.ly/o_futuro_da_energia . Receba as minhas aulas e mentoria que serão ofertadas na lista: "O futuro da Energia" através do link  https://t.me/ofuturodaenergia , com materiais sobre fogões ecoeficientes e muito mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário